Google+ Agroinova 8 características de um feno de boa qualidade - Agroinova
+55 (19) 99411-2774 | +55 (19) 3565-4389
 
atendimento@agroinova.com.br

Blog Post

JAN
23
2018

8 características de um feno de boa qualidade

O feno é parte fundamental de qualquer programa nutricional de uma propriedade rural. Mas você sabe dizer quando um feno tem boa ou má qualidade? Elencamos aqui algumas características para você ficar atento ao escolher o feno para o seu rebanho:

De uma maneira geral, os lotes de feno com uma boa qualidade nutritiva apresentam as seguintes características:

  1. Umidade adequada (13%) e homogênea: Na avaliação inicial de um lote de fardos de feno, a primeira característica a ser observada é a umidadedo material. Deve-se abrir alguns fardos e avaliar seu aspecto geral quanto à presença de algum ponto de umidade excessiva, sendo desejável sua homogeneidade e um aspecto seco e firme.
  2. Coloração esverdeada (verde claro): Quando avaliamos as características visuais, a coloraçãoé a que se apresenta com maior destaque e relevância. Uma cor verde ou esverdeada é característica de um material de boa qualidade quanto ao processo de secagem e de armazenamento, enquanto uma cor amarelada ou mesmo marrom indica problemas de excesso de horas ao sol e falta de qualidade.
  3. Maciez ao tato: A maciez ao tatomostra que a forrageira foi cortada ainda jovem, em seu estado vegetativo de crescimento, onde a presença maior de folhas em relação às hastes ou caules é a responsável pela sensação de maciez ou de ausência de características mais grosseiras, como aspereza ou dureza.
  4. Alta produção de folhas em relação às hastes: Essa maior proporção de folhastambém pode significar uma melhor qualidade nutricional, pois essa fração das plantas é a que apresenta maior digestibilidade e concentração de proteína. Favorece também uma secagem mais rápida e homogênea, o que evita perdas em qualidade e peso.
  5. Temperatura do fardo sempre fria (menor que a ambiente): Uma temperaturanormal (fria) dentro dos fardos também é um bom indicativo de qualidade no processamento e conservação. Temperaturas mais elevadas são um indicativo de umidade inadequada no enfardamento ou no armazenamento.
  6. Presença de odor característico de feno: A presença do odor característico de feno, ou de capim cortado, reflete que ocorreu um processo adequado de desidratação, não havendo exposição demasiada ao sol, e também um armazenamento adequado, onde não houve uma reidratação prejudicial do material, nem crescimento de bolores ou fungos.
  7. Ausência de plantas daninhas, sementes ou pendões florais: A presença de plantas daninhas, sementes ou pendões florais têm influência negativa sobre a qualidade do feno, demonstrando que ele encontra-se passado e fora de sua melhor condição nutricional, tanto por motivos de clima ou pelo fato do produtor de feno valorizar mais a quantidade produzida do que a qualidade do produto.
  8. Ausência de terra, gravetos ou materiais estranhos: A ausência de materiais estranhos, terra ou gravetos também se apresenta como uma característica importante e desejável nos fenos, refletindo a preocupação do produtor de feno quanto à sanidade e à integridade física dos animais que irão consumi-lo.

 

Com informações do canal BeefPoint: http://www.beefpoint.com.br/o-que-avaliar-para-comparar-um-feno-de-qualidade-parte-1-caracteristicas-fisicas-6485/

Sobre o autor

Leave a Reply

*

captcha *