Google+ Agroinova Conversão Alimentar: o que é e por que é tão importante para sua piscicultura - Agroinova
+55 (19) 99411-2774 | +55 (19) 3565-4389
 
atendimento@agroinova.com.br

Blog Post

DEC
21
2018

Conversão Alimentar: o que é e por que é tão importante para sua piscicultura

Conversão Alimentar (CA) é um índice que mostra quantos quilos de ração foram usados para cada quilo de ganho de peso do peixe. Um dos mais importantes indicadores na gestão da sua piscicultura, já que os custos com ração chegam a representar de 50% a 80% do custo total da produção. Saber otimizar o custo da ração e conquistar a melhor CA é um dos principais objetivos que você deve ter em mente para conqustar melhores resultados.

Para entender como funciona o índice CA, um exemplo: imagine que em um tanque de engorda de tambaqui foram usados 2mil kg de ração e registrado um ganho total de peso de 1 mil kg. A CA é estimada dividindo a quantidade de ração usada pelo ganho de peso obtido. Assim:

CA = Ração usada/ Ganho de peso

CA = 2.000/1.000 = 2,0

Ou seja, foram necessários dois quilos de ração para produzir um quilo de peixe. O ganho total de peso equivale ao peso total dospeixes retirados mnos o peso total de peixes estocados.

Como a ração é a principal despesa em uma piscicultura comercial, o criador deve procurar obter a menor conversão alimentar possível. CA de 1,5 é melhor do que uma CA de 2,0, pois se produz o mesmo quilo de peixe, com uma economia de 0,5 quilo de ração.

Para conhecer a conversão alimentar em cada ciclo de cultivo, o criador deve manter o registro (em quilos) da quantidade de peixes inicialmente estocada em cada tanque, da ração fornecida e do total de peixes despescado ao final de cada ciclo.

A AgroInova oferece ferramentas (gratuitas e pagas) para você controlar diariamente o arraçoamento e o ganho de peso em seus tanques, e lvirar-se das anotações em papel ou em planilhas em Excel. Saiba mais!

Fonte: Instituto Amazônia

Sobre o autor

Leave a Reply

*

captcha *