Google+ Agroinova Raças bovinas: conheça as vantagens de criar gir - Agroinova
+55 (11) 95052-9094 | +55 (19) 3565-4389
 
atendimento@agroinova.com.br

Blog Post

JAN
04
2018

Raças bovinas: conheça as vantagens de criar gir

Os bovinos da raça gir chegaram ao Brasil a partir de 1911. De acordo com informações divulgadas pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) no livro “O Brasil de Carne e Osso”, esses animais são originalmente das montanhas Gir, que estão localizadas na Índia.

Por causa do bom desempenho, a raça Gir é altamente recomendada para a produção de leite. Exemplo disso é que a raça girolando, reconhecida na pecuária de leite como umas das melhores opções para essa finalidade, é resultado do cruzamento entre bovinos gir e vacas holandesas.

Características físicas

A raça pode ser reconhecida pelos chifres compridos e torcidos para baixo, além das orelhas enroladas na parte superior. A pelagem, que varia do vermelho ao amarelado, em alguns casos pode apresentar pintas. Outra característica é a docilidade e a habilidade materna.

Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), esses animais são reconhecidos por ser a raça zebuína de maior produtividade leiteira em clima tropical. “A raça vive um momento de destaque por apresentar características adequadas, oportunas e peculiares para alcançar crescentes níveis de progresso na pecuária leiteira mundial”, diz a ABCGIL.

As principais vantagens

Uma das vantagens destacadas pela associação de criadores dessa raça é a resistência a endoparasitas e ectoparasitas. Por serem animais rústicos, a resistência da raça muitas vezes dispensa a utilização de medicamentos e carrapaticidas que podem deixar alguns resíduos no leite.

Em relação aos custos para o produtor, a raça gir costumar ser eficiente na conversão de pastagens em leite, o que torna o custo de produção da atividade mais baixo quando comparado com animais confinados. “Outra característica é o sistema termorregulador que permite que a vaca tolere altas temperaturas sem entrar em estresse térmico, comum em outras raças leiteiras, principalmente as europeias”, conta a ABCGIL.

Artigo original do site SF Agro | Farming Brasil: http://sfagro.uol.com.br/racas-bovinas-conheca-vantagens-de-criar-gir/

Sobre o autor

Leave a Reply

*

captcha *