Google+ Agroinova Técnicas de criação de tambaqui são atualizadas - Agroinova
+55 (19) 99411-2774 | +55 (19) 3565-4389
 
atendimento@agroinova.com.br

Blog Post

JAN
11
2019

Técnicas de criação de tambaqui são atualizadas

Cartilha é disponibilizada gratuitamente pela Embrapa

O Pará é o quarto produtor brasileiro de tambaqui, com 8 mil toneladas em 2017 (IBGE), ficando atrás de Rondônia (30 mil ton/ano), Maranhão (10 mil ton/ano) e Roraima (9 mil ton/ano). É um mercado que movimentou cerca de 60 milhões de reais no estado no ano passado.

Por isso, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio dos biólogos Roselany Corrêa, Alexandra Sousa e Heitor Martins Júnior, lança a cartilha “Criação de Tambaquis”, que traz informações atualizadas sobre a criação desse peixe.

O tambaqui é a espécie nativa mais produzida no Brasil, com uma produção de 90 mil toneladas em 2017, segundo o IBGE. Com linguagem simples e acessível, a publicação reúne informações úteis sobre as dúvidas mais frequentes dos produtores da região. Acesse gratuitamente clicando aqui.

A publicação está dividida em três partes que tratam sobre densidade de estocagem (quantidade de peixes por tanque), qualidade da água e manejo alimentar. Para a bióloga Roselany Corrêa, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental e uma das autoras da cartilha, a rusticidade do tambaqui favorece a criação em sistemas semi-intensivos e intensivos.


“Para o sucesso da criação desta espécie, é fundamental atentar para vários aspectos relacionados ao manejo, sobretudo o alimentar”,
ressalta Roselany Corrêa (Foto: divulgação)

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe feed&food.

COMMENT : 0
Sobre o autor

Leave a Reply

*

captcha *